quinta-feira, 29 de julho de 2010

'Bioinvasão' trazida por navios desafia cientistas brasileiros

Enquanto olhos do mundo todo se voltam para o derramamento de petróleo no Golfo do México, uma lenta “poluição” invade silenciosamente ambientes costeiros. São diversos seres, entre eles algas, crustáceos e moluscos, carregados na água dos porões dos navios e que podem causar desastres ambientais quando chegam em portos estrangeiros, onde muitas vezes não encontram predadores naturais e se alastram.

Durante a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre nesta semana em Natal, cientistas que estudam o mar explicaram que ainda não há solução definitiva para esse problema, e que o Brasil tem vários exemplos de animais que já causaram transtornos ambientais.

A água, em geral captada nos portos onde os navios saem, é utilizada pelas embarcações para dar equilíbrio quando a viagem é feita sem carga. Ao chegar ao porto de destino, a chamada “água de lastro” é liberada, causando uma migração involuntária de milhões de seres vivos.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/07/bioinvasao-trazida-por-navios-desafia-cientistas-brasileiros.html

Um oceano de plástico!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Questão da UECE 2010.2 sobre vazamento de óleo no Golfo do México

Gabarito correto: B

Explicação:
I. Baleias são mamíferos aquáticos, obviamente pulmonados, que precisam emergir para respirar o oxigênio atmosférico.

II. O petróleo, por ser um óleo escuro fica sobre a lâmina d'água dificultando a passagem de luz. Consequentemente diminui a taxa fotossintetizante dos autótrofos, diminuindo a quantidade de oxigênio disponível, aumentando a taxa de mortalidade de seres heterótrofos.

III. As aves podem morrer por intoxicação, problemas respiratórios e distúrbios de termorregulação.

IV. Se a plumagem das avez forem impregnadas por petróleo, elas podem morrer por sufocamento ou hipotermia, pois o sistema de termorregulação ficaria comprometido.

Quer saber mais? Acesse o site: http://educacao.uol.com.br/atualidades/ult1685u461.jhtm#topo

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Café mais caro do mundo é feito a partir de fezes de um mamífero!

Você tomaria uma bebida feita com fezes de animal? Antes de responder, saiba que é esse o ingrediente especial do café mais raro, saboroso e caro do mundo, o Kopi Luwak, originário da Indonésia. Essa, digamos, excentricidade do café sempre foi considerada uma lenda urbana, até que um estudo realizado pelo pesquisador italiano Massimo Marcone, em 2004, confirmou o que deve ter feito o estômago de muitos apreciadores da iguaria revirar.

Os preciosos grãos são mesmo processados pelo sistema gastrointestinal e depois retirados dos excrementos da civeta, um mamífero parecido com um gato, que não existe no Brasil (na Indonésia, as palavras Kopi e Luwak significam, respectivamente, café e civeta). O animal come somente os frutos mais doces, maduros e avermelhados do café, que são digeridos pelo seu organismo, com exceção dos grãos, que são excretados junto com suas fezes. E é justamente essa produção limitada dos grãos (menos de 230 quilos por ano) o motivo de sua raridade, preço alto (cerca de mil dólares o quilo) e sabor inigualável, garantem os apreciadores. "Uma mistura de chocolate e suco de uva. Menos ácido e amargo do que os cafés comuns", descreve Marcone.

Fonte: http://www.revistacafeicultura.com.br/index.php?tipo=ler&mat=11449